Foto e biografia: https://www.laboratoriodasartes.com.br
PAULO MENTEN
( BRASIL – SÃO PAULO )
Paulo Menten nasceu em São Paulo em 17 de junho de 1927.
De 1949 a 1951 fez curso livre de desenho no Museu de Arte de São Paulo e em 1960 fez curso de xilogravura com Lívio Abramo no Museu de Arte Moderna de São Paulo.
Em 1958 ganhou seu primeiro prêmio no Primeiro Salão Bancário de Arte com Menção Honrosa em pintura e primeiro prêmio em desenho. Em 1969 ganhou o Prêmio Aquisitivo "Itamaraty" na 10ª Bienal Internacional de São Paulo.
Participou de inúmeros salões e exposições em todo Brasil tendo sido premiado em praticamente todos eles.
Possui obras no Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Fairleigh University Printcol em New York, Coleção de Gravuras da Biblioteca Lenin de Moscou, na Embaixada do Brasil em Israel, entre outros, além de coleções particulares.
Nos anos 1970, coordenou um atelier de gravura em São Caetano do Sul. Em 1980 mudou-se para Londrina, onde lecionou na Universidade Estadual de Londrina e realizou diversos cursos de gravura.
Em 2005 publicou o livro de poesias "Diário de Bordo Inseguro". Doou seu acervo pessoal para a formação do Museu de Gravura em Cornélio Procópio (PR). Faleceu no dia 28 de maio de 2011, com 83 anos.
A CIGARRA – Revista Literária. Santo André, SP. Editora: Jurema Barreto de Souza. N. 23 – Novembro 2005
Ex. bibl. de Antonio Miranda
saio pela noite
perseguindo sombras
o vento corre atrás de mim
tentando contar meus passos
*
VEJA e LEIA outros poetas de SÃO PAULO em nosso Portal:
http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/sao_paulo/sao_paulo.html
Página publicada em novembro de 2023
|